quinta-feira, 17 de maio de 2012

Configurações do multicóptero

O multicóptero normalmente é montado utilizando hélices, as mesmas utilizadas em aeromodelos.
A principal vantagem ao se utilizar hélices e não *asas rotativas é a simplicidade do controle.
A movimentação do modelo com hélices é controlada apenas alterando a velocidade de rotação das hélices. Já utilizando o sistema de asas rotativas, têm que se controlar a rotação e o ângulo de ataque das asas.
A construção do multicóptero pode ter diversas configurações de hélices
A configuração mais comum, é a do quadricóptero. Ele utiliza quatro hélices dispostas em forma de um quadrado, como pode ser visto na figura abaixo.
Além desta, existem inúmeras outras disposições de hélices, as principais são:

Tricóptero

Vantagens:
  • Custo baixo
  • Leve

Desvantagens:
  • Possui partes móveis (servo)
  • Falha de motor causa queda
  • Capacidade reduzida de carga
O objetivo de um tricóptero será principalmente para o lazer, alguns modelos maiores são capazes de carregar uma câmera pequena, mas nenhuma carga grande é possível.
Este modelo possui um servo em uma das extremidades. O servo controla a direção do motor, permitindo controlar o modelo para todas as direções.

Quadricóptero
Vantagens:
  • Custo relativamente baixo
  • Leve
  • Sem partes móveis
  • Maior estabilidade em relação ao tricóptero

Desvantagens:
  • Falha de motor causa queda
Estes modelos servem para lazer e já podem ser utilizados para outras finalidades. Colocando motores mais potentes já torna possível carregar câmeras maiores e realizar voos prolongados.

Hexacóptero Y (Y6)
Vantagens:
  • Redundância parcial de motor
  • Sem partes móveis
  • Maior estabilidade em relação ao quadricóptero
  • Menor custo em relação ao X6
  • Suporta maiores cargas

Desvantagens:
  • Custo elevado
  • Motores inferiores em posição frágil
  • Perda de eficiência no motor por causa da sobreposição de hélices

Hexacópteros Y6 podem ser usador para uso mais profissional, com um aumento da segurança do equipamento que carrega, uma vez que em caso de falha de um dos motores o modelo não cai no chão.. o seu controle fica reduzido, mas é possível pousar em segurança.

Hexacóptero (X6)

Vantagens:
  • Redundância parcial de motor
  • Sem partes móveis
  • Maior estabilidade em relação ao quadricóptero
  • Suporta maiores cargas
Desvantagens:
  • Custo bastante elevado
  • Maior custo em relação ao Y6
O modelo tradicional de hexacóptero tem as mesmas vantagens do Y6 e mesmo uso. Há alteração nos quesitos eficiência e montagem. Mas ambos são utilizados para o mesmo fim.
Por não possuir sobreposição de hélices, o modelos X6 consegue uma eficiência maior que o Y6. Ao sobrepor hélices, a turbulência gerada pela hélice superior diminui o desempenho da hélice inferior.

Octocópteros

Vantagens:
  • Redundância total de motor
  • Sem partes móveis
  • Maior estabilidade em relação ao hexacóptero
  • Suporta grandes cargas podendo facilmente carregar 3-5kg
  • Motores podem ser posicionado de diversas formas
Desvantagens:
  • Custo extremamente elevado
  • Manutenção mais cara

Octocópteros são para casos que há a necessidade de carregar um equipamento extremamente valioso. Caso um motor pare, o controle não é alterado. Em caso de 2 motores pararem (desde que não estejam lado a lado) ainda é possível pousar o equipamento em segurança.
Ao utilizar de um octocóptero com equipamento caro é possível (e talvez desejado) utilizar redundância de receptores, distribuidores de carga de bateria e cabeamento, garantindo um equipamento que dificilmente dará defeito.

A escolha da quantidade de hélices varia de acordo com o que se deseja. Se a função for apenas diversão, um tricóptero ou quadricóptero pequeno será mais que suficiente. Caso queira colocar uma pequena câmera, pode ser usado um tricóptero ou quadri um pouco maior. Se o objetivo é usar uma câmera boa ou cara.. não hesite! vá de Hexa ou Octa!

Nos próximos artigos veremos como escolher o tamanho do modelo de acordo com o objetivo de uso.


*Asas rotativas são utilizadas em helicópteros e normalmente são confundidas com grandes hélices. São chamadas de asas pois podem mudar o seu ângulo de ataque e possuem perfil de uma asa de avião.










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